Instituto Superior Técnico

Núcleo de Desenvolvimento Académico

Práticas Pedagógicas

Não se pode ensinar nada a um Homem; só é possível ajudá-lo a encontrar a coisa dentro de si“. Galileu Galilei

O projeto das Boas Práticas Pedagógicas teve o seu início no ano letivo 2008/09, e tem como objetivo recolher, identificar e disseminar as melhores práticas pedagógicas utilizadas pelos docentes do IST. Sendo um projeto inovador enquadrado num contexto em que a qualidade do ensino é cada vez mais valorizada pela Escola, o projeto encontra-se associado ao Conselho Pedagógico, ao QUC – Qualidade das Unidades Curriculares e ao SiQuIST – Sistema de Qualidade Integrado para o IST.

O trabalho desenvolvido até ao momento inclui a produção de um vídeo de entrevistas aos Docentes Excelentes do IST e um primeiro Relatório sobre boas práticas pedagógicas, que com o desenvolver do trabalho conduzirá ao primeiro Manual de Boas Práticas de Docência.

O trabalho desenvolvido tem sido publicado e apresentado em conferências nacionais e internacionais, e encontra-se também publicado no site do QUC, no separador dos Recursos para a Docência, onde se podem encontrar Estudos sobre Práticas de Docência no IST, Entrevistas a Docentes Excelentes, 1ª Série e 2ª Série e ainda uma coletânea de artigos sobre Pedagogia e Boas Práticas, coligidos pela equipa do GATu.

Publicações e Comunicações: