Instituto Superior Técnico

Núcleo de Desenvolvimento Académico

BRAC – Rendimento Académico

O que é o BRAC?

É um sistema informático de identificação de alunos de baixo rendimento académico, desenvolvido em 2010 pelo GATu e pelo Conselho Pedagógico. Tem como objetivo identificar e apoiar os alunos que nos seus primeiros anos no IST têm resultados abaixo do que esperavam.

Porque é que o BRAC é importante?

Quanto mais cedo for feita a identificação dos alunos, mais rápida é a recuperação do rendimento académico.

Como funciona o BRAC?

Todos os semestres são identificados os alunos cujo rendimento académico seja inferior ao definido na seguinte tabela:

Ano Semestre São Identificados os alunos que obtiveram um valor ≤ aos seguintes ECTS Face ao valor médio de ECTS que os Alunos deveriam ter obtido
≤15 ECTS 30 ECTS
≤30 ECTS 90 ECTS
≤40 ECTS 120 ECTS
≤45 ECTS 150ECTS
≤55 ECTS 180ECTS

Todos os alunos identificados recebem um e-mail do GATu que os alerta para a sua realidade académica e apresenta um conjunto de opções às quais o aluno poderá recorrer:

  • Contactar o seu Tutor OU a requisitar um novo Tutor
  • Contactar o Gabinete de Apoio ao Tutorado
  • Consultar os textos de apoio na página Web do GATu
  • Participar no Workshop “Para Prescrever a Prescrição” (Programa: PPP (PDF, 256KB))

A lista de alunos BRAC é também enviada a cada Coordenador de Curso, esperando-se que sejam desenvolvidas atividades e ações adequadas à dimensão de cada curso e ao nº de alunos identificados no sentido de promover o desempenho académico dos estudantes.

Em 2013 o Sistema de Identificação de Alunos de Baixo Rendimento Académico – BRAC foi distinguido pelo EUSUM – European Observatory on good practices in Strategic University Management, como uma Boa Prática no Ensino Superior Europeu. A informação poderá ser consultada aqui http://eusum.upc.edu/bps/low.php