Instituto Superior Técnico

Núcleo de Desenvolvimento Académico

Apoio

O que são os Atendimentos?

São reuniões individuais onde os alunos podem esclarecer qualquer questão que tenham sobre as prescrições, baixo rendimento académico, planos de estudo ou qualquer outro assunto que considerem relevante e com impacto no seu rendimento académico. Os atendimentos são muitas vezes o contacto que permite ao aluno perceber se gostava de receber acompanhamento ou coaching pedagógico. Por norma os atendimentos funcionam por marcação, presencial ou através do e-mail tutorado@tecnico.ulisboa.pt.

Como funcionam os acompanhamentos do GATu?

O modelo de acompanhamento de alunos com baixo rendimento académico é desenhado pelo GATu em conjunto com o aluno, tendo em consideração os seus objetivos académicos e as potenciais contingências pessoas. É um modelo que se adaptada às necessidades de cada aluno, sendo por tal individual e confidencial, baseando-se na vontade e na responsabilidade do aluno em inverter o seu rendimento académico.

Os acompanhamentos operacionalizam-se em reuniões individuais, que podem ser semanais ou mensais, e nas quais o desenvolvimento académico do aluno é monitorizado e são definidas novas metas, ou ajustados alguns métodos.

É um modelo de intervenção pedagógica e académica e não de intervenção psicológica. Baseia-se no desenvolvimento de competências básicas de gestão de tempo, definição de objetivos e prioridades e de métodos eficazes de estudo, adaptados à realidade e estrutura curricular do IST.

Como funciona o “Para Prescrever a Prescrição”?

O Para Prescrever a Prescrição (PPP) é um Workshop desenvolvido a pensar nos alunos identificados pelo BRAC (Programa: PPP (PDF, 256KB)). Neste Workshop, cada aluno terá oportunidade de partilhar a sua experiência e ouvir experiências de outros alunos que foram identificados pelo BRAC. Com esta formação, o GATu pretende munir os alunos de ferramentas simples que lhes permitiram inverter uma situação de rendimento académico que os deixa insatisfeitos.

Este Workshop é considerado uma formação específica, uma vez que as inscrições apenas são disponibilizadas por email, no momento em que os alunos BRAC são contactados pelo GATu. No entanto, caso um aluno reconheça vantagens em participar no Workshop, e não tenha recebido o email do GATu, pode consultar o programa do PPP e entrar fazer uma pré-inscrição enviando um email para tutorado@tecnico.ulisboa.pt