Observação de aulas

A docência caracteriza-se por ser uma atividade desafiante e exigente. Neste sentido, o NDA realiza observações de aulas com o objetivo de promover e melhorar as competências pedagógicas dos docentes. O feedback proveniente da observação realizada pode contribuir para a melhoria da prática letiva.

Caso pretenda que a sua aula seja observada pelo NDA, por favor envie-nos um e-mail, teremos todo o gosto em agendar a observação: nda@tecnico.ulisboa.pt

Observar e Aprender

O projeto Observar e Aprender visa estimular a atividade de docência no Ensino Superior, promovendo espaços de experimentação e apoio aos docentes da ULisboa, constituindo-se como um fórum de formação interdisciplinar.

Este projeto consiste na observação cruzada de aulas entre docentes, abrangendo as Escolas da ULisboa que entendam participar e assentando numa base de voluntariado, em que o anonimato e a confidencialidade dos participantes se encontram assegurados. As mais-valias que se podem obter através desta experiência incluem a promoção das competências de prática letiva, quer através do feedback recebido pelo observado, quer através da sensibilização pedagógica da observação.

O modelo de observação de pares proposto tem como base um quarteto constituído por dois pares de docentes, oriundos de diferentes Escolas e formando grupos de trabalho nos quais todos os intervenientes observam e são observados.

Para saber mais: https://sites.google.com/site/observareaprender/home