Instituto Superior Técnico

Núcleo de Desenvolvimento Académico

Docentes

We’ve got to stop killing student performance and interest in science by lecturing and instead help them think like scientists” Scott Freeman

fotodoc2foto doc1

A prática docente apresenta-se como um desafio para os professores, muitas vezes enfrentado sem uma componente formativa anterior. Neste sentido o Gabinete de Apoio ao Tutorado propõe formações para todos os Docentes interessados em aperfeiçoar as suas competências pedagógicas e, simultaneamente, a sua eficácia educativa.

As formações funcionam com um número máximo de 20 participantes e um número mínimo de 5

Poderá consultar o nosso mapa de formações abaixo:

Tutoria

Pedagógica

Soft skills

Área Técnica

Ciclo métodos inovadores em 90 minutos

Ateliers Práticos

Tutoria

Alunos de baixo rendimento académico: O Que fazer?

Objetivos: Aquisição de competências necessárias ao exercício da função de Tutor e importância do estabelecimento de uma aliança com os alunos de baixo rendimento académico.
Duração: 7 horas
Programa: Alunos de baixo rendimento académico: O que fazer? (PDF, 234KB)
Formadora: Isabel Gonçalves

  • Inscrições Fechadas

Como ser um bom Tutor

(fortemente aconselhável para todos os Tutores pela 1ªvez)

Objetivos: Aquisição de competências necessárias ao exercício da função de Tutor e atividades de Tutoria.
Duração: 4 horas
Programa: Como Ser Um Bom Tutor (PDF, 367KB)
Formador: Gonçalo Moura

  • Inscrições Fechadas

Pedagógica

Princípios do coaching aplicados à orientação de dissertações

Objetivos: Desenvolver novas ferramentas para os futuros desafios do Professor Universitário.
Duração: 7 horas
Programa:  Coaching na orientação de tese s (PDF, 73KB)

Formadora: Isabel Gonçalves

Integridade e ética para docentes

Objetivos: Promover a Integridade e Ética profissional para Docentes
Duração: 8 horas
Programa: Integridade e ética para docentes (PDF, 227KB) 
Formadora: Isabel Gonçalves

  • Inscrições Fechadas

Envolver os alunos nas aulas: Aceitamos o desafio?

Objetivos: Formação com o objetivo de apresentar dos referenciais teóricos relativos ao trabalho de Biggs (alinhamento construtivo) e de Chickering & Gamson (princípios de boas práticas no ensino superior) com ilustrações baseadas na documentação de boas práticas de docência no IST.
Duração: 7 horas
Programa: Envolver os alunos nas aulas (PDF, 235KB)
Formadora: Isabel Gonçalves

  • Inscrições Fechadas

Avaliação: Conceitos e práticas

Objetivos: Propõe-se, com esta ação de formação, abordar estratégias facilitadoras deste componente essencial da prática educativa: a Avaliação.
Duração: 8 Horas divididas em 2 sessões de 4 Horas.
Programa: Avaliação conceitos e práticas (PDF, 373KB)
Formadora: Sofia Sá

  • Inscrições Fechadas

Estratégias comunicacionais para docentes

Objetivos: Propõe-se, com esta ação de formação, que os participantes adquiram e/ou aprofundem estratégias comunicacionais que potenciem a sua eficácia educativa.
Duração: 8 Horas divididas em módulos independentes de 2 Horas cada
Programa: Estratégias comunicacionais para docentes (PDF, 372KB)
Formadora: Sofia Sá

  • Inscrições Fechadas

Soft skills

Inteligência Emocional I e II

Objetivos: Apresentar brevemente o conceito de inteligência emocional (Daniel Goleman), os estudos de António Damásio e ensaiar algumas aplicações dos mesmos à prática da docência no Ensino Superior.
Duração: 7 + 7 horas
Programa: IE I (PDF, 241KB)
Programa: IE II (PDF, 253KB)
Formadora: Isabel Gonçalves

NOTA: a inscrição na parte II não implica a frequência na parte I
Próxima formação IE I e IE II: 16 e 17 de fevereiro de 2016

  • IE I Inscrições Fechadas
  • IE II Inscrições Fechadas

Gestão de Conflitos

(Formação aberta a Docentes externos)

Objetivos: Através de estudo de casos, dotar os participantes de competências que permitem gerir os conflitos que surgem na vida real.
Duração: 7 horas
Programa: Gestão de Conflitos (PDF, 243KB)
Formadora: Isabel Gonçalves

  • Inscrições Fechadas

Mindful Teaching

Objetivos: Apresentar o conceito de Mindfulness ou Atenção Plena numa perspectiva científica; dar a conhecer a sua aplicação ao contexto do ensino e seus benefícios para docentes universitários; transmitir diversas técnicas para desenvolver ou treinar a atenção plena, possíveis de ser usadas numa prática pessoal.
Duração: 5 Horas, divididas em duas sessões de 2h30 Horas cada.
Programa: Mindful Teaching (PDF, 526KB)
Formadora: Doutora Vera Pereira

Técnicas de motivação e mudança

Objetivos: Incentivar a uma cultura de mudança que cria oportunidades; motivar os indivíduos a processos de mudança; e sensibilizar para a necessidade de uma atitude de autorregulação e para a importância do Coaching na mudança organizacional.
Duração: 6 Horas, divididas em duas sessões de 3 Horas cada.
Programa: Técnicas de motivação e mudança (PDF, 229KB)
Formadora: Isabel Gonçalves

  • Inscrições Fechadas

A Prática do Feedback: O que dizer no fim da observação… e como!

(Formação aberta a Docentes externos)

Objetivos: Identificar técnicas eficazes de transmitir feedback no final de uma observação, de forma clara e promotora de desenvolvimento do observado.
Duração: 120 minutos
Programa: A Prática do FeedbacK (PDF, 280KB)
Formadora: Sofia Sá

  • Incrições Fechadas

Área Técnica

Microsoft Excel aplicado à docência

Objetivos: Propõe-se, com esta ação de formação, que os participantes consigam construir fácil e eficazmente matrizes de correção de instrumentos de avaliação.
Duração: 8 Horas divididas em 2 sessões de 4 horas cada.
Programa: Microsoft Excel aplicado à docência (PDF, 372KB)
Formadora: Sofia Sá

  • Inscrições Fechadas

Microsoft Word aplicado à docência

Objetivos: Utilizar as funcionalidades avançadas do Microsoft Word para elaborar documentos de forma rápida, profissional e eficaz.
Duração: 8 Horas divididas em 2 sessões de 4 horas cada.
Programa: Microsoft Word para docentes (225,KB)
Formadora: Sofia Sá

  • Inscrições Fechadas

Apresentações dinâmicas com PowerPoint

Objetivos: Utilizar as funcionalidades do Microsoft PowerPoint para construir apresentações com aspecto profissional.
Duração: 8 Horas divididas em 2 sessões de 4 horas cada.
Programa: Apresentações dinâmicas com PowerPoint (PDF, 227KB)
Formadora: Sofia Sá

  • Inscrições Fechadas

Apresentações orais

Objetivos: Aplicação dos conceitos de Garr Reynolds às apresentações de uma comunicação.
Duração: 4 horas
Programa: Apresentações orais (PDF, 225KB)
Formadora: Isabel Gonçalves

  • Inscrições Fechadas

Competências de Comunicação e Voz na docência: Conhecer para otimizar

Objetivos: (Re)conhecer os diferentes elementos que participam no processo de comunicação produção vocal; Identificar aspetos que interferem com a saúde vocal; Analisar elementos do perfil individual de voz falada e sua influência no processo comunicativo; Experienciar técnicas de controlo vocal e respiratório; Aplicar as técnicas abordadas em contextos de prática profissional.
Duração: 8 horas
ProgramaCompetências de voz e comunicação na docência (PDF, 57KB)
Formador: Ricardo Santos

  • Inscrições Fechadas

Ciclo métodos inovadores em 90 minutos

Active learning – Metodologias ativas na sala de aula

Objetivos: Distinguir active learning de passive learning; reconhecer técnicas e metodologias activas; identificar aplicações de active learning em sala de aula.
Duração: 90 + 30 minutos
Programa: Active learning n(PDF, 327KB)
Formadora: Sofia Sá

Análise de dados com PivotTables

Objetivos: Analisar rápida e eficazmente dados em Excel; construir, configurar e formatar PivotTables.
Duração: 90 + 30 minutos.
Programa: Análise de dados com Pivot Tables (PDF, 91KB)
Formadora: Sofia Sá

Aulas práticas Oportunidade(s) e desafios

Objetivos: Reconhecer a aula prática como um espaço privilegiado de pensamento autónomo por parte dos estudantes; enumerar os desafios que se opõem à realização de exercícios autónomos em aulas práticas; identificar estratégias para ultrapassar os obstáculos enumerados.
Duração: 90 + 30 minutos
Programa: Aulas práticas Oportunidade(s) e desafios (PDF, 270KB)
Formadora: Sofia Sá

Avaliação de trabalhos de grupo – soluções inovadoras

Objetivos: Reconhecer os desafios e constrangimentos aliados à avaliação de trabalhos de grupo; identificar soluções inovadoras para avaliar trabalhos de grupo: reconhecer métodos de aplicação prática das soluções abordadas.
Duração: 90 minutos.
Programa:  Avaliação trabalhos de grupo soluções inovadoras (PDF, 315KB)
Formadora: Sofia Sá

Direitos de autor em contexto educativo: Utilização de conteúdos e suas licenças

Objetivos: Identificar conteúdos e recursos que podem ser usados em contexto educativo. Pesquisar, analisar e selecionar conteúdos e recursos educativos online cuja licença atribuída permite o seu uso em contexto educativo. Discutir o uso de conteúdos e de recursos protegidos em diferentes contextos educativos: da sala de aula ao online.
Duração: 90 minutos.
Programa:  Direitos de autor em contexto educativo (PDF, 79KB)
Formadora: Joana Viana

Emoções na sala de aula

Objetivos: Conhecer os trabalhos mais recentes na área da auto-regulação sobre a importância da regulação emocional para a aprendizagem.
Duração: 90 + 30 minutos.
Programa: Emoções na Sala de Aula (PDF, 89KB)
Formadora: Isabel Gonçalves

Empatia e Inteligência emocional

Objetivos: Compreender o conceito de empatia e a sua importância no relacionamento interpessoal; Saber identificar juízos de valor e compreender de que forma os mesmos são incompatíveis com o conceito de empatia; Saber separar factos de emoções: evitar o ‘pensamento emocional’ e as armadilhas do ‘wishful thinking’; Saber como desenvolver o outro usando o questionamento e a escuta ativa num contexto de empatia.
Duração: 90 + 30 minutos.
Programa: Empatia e Inteligência emocional (PDF, 154KB)
Formadora: Isabel Gonçalves

Estilos de comunicação (assertividade) e Inteligência Emocional

Objetivos:Saber definir Assertividade; Saber descriminar: Estilos Passivo, Agressivo e Manipulativo; Saber identificar necessidades e saber como comunica-las
Duração: 90 + 30 minutos.
Programa: Estilos de Comunicação (Assertividade) e Inteligência Emocional (PDF, 126KB)
Formadora: Isabel Gonçalves

Feedforward e feedback na comunicação Docente-Estudantes

Objetivos: Distinguir Feedback de Feedforward; Identificar estratégias adequadas de transmitir Feedback: Reconhecer o Feedforward como uma estratégia basilar no contacto com os estudantes; Enumerar as características do Feedforward.
Duração: 90 minutos
Programa: Feedforward e feedback (PDF, 380KB)
Formadora: Sofia Sá

  • Inscrições Fechadas

Ferramentas Online em Sala de Aula

Objetivos: Identificar as principais vantagens da utilização de ferramentas no ensino; Reconhecer os diferentes tipos de ferramentas online; Conhecer os procedimentos de aplicação de duas ferramentas à(s) UC(s) lecionadas.
Duração: 90 minutos.
Programa:Ferramentas online em sala de aula (PDF, 350KB)
Formadora: Sofia Sá

  • Inscrições Fechadas

Ferramentas Online em Sala de Aula: Kahoot

Objetivos: Distinguir as fases do processo de inscrição em getkahoot.com; criar Kahoots com diferentes opções e tempos; conhecer as opções de configuração.
Duração: 90 + 30 minutos
Programa:Ferramentas online em sala de aula Kahoot (PDF 270KB)
Formadora: Sofia Sá

Flipped Classroom

Objetivos: Saber em que consiste e como adotar a abordagem flipped classroom.
Duração: 90 minutos
Programa: Flipped Classroom (PDF, 187KB)
Formadora: Joana Viana

  • Inscrições Fechadas

Formular objetivos de aprendizagem

Objetivos: Formular objetivos de aprendizagem e analisar as implicações da sua explicitação.
Duração: 90 minutos.
Programa: Formular objetivos de aprendizagem (PDF, 122KB)
Formadora: Joana Viana

Inteligência emocional e comportamento não verbal

Objetivos: Promover a sensibilidade dos formandos em relação às pistas do comportamento não-verbal; Conhecer o conceito de metacomunicação.
Duração: 90 + 30 minutos.
Programa: Inteligência Emocional e Comportamento Não Verbal
Formadora: Isabel Gonçalves

  • Inscrições Fechadas

Inteligência emocional e Regulação Emocional

Objetivos: Identificar as principais componentes da inteligência emocional; Identificar estratégias de regulação emocional; Saber planificar um programa pessoal de desenvolvimento de soft skills
Duração: 90 + 30 minutos.
Programa: Inteligência emocional e regulação emocional (PDF, 60KB)
Formadora: Isabel Gonçalves

Inteligência emocional e Soft Skills

Objetivos: Saber definir Inteligência Emocional;  Relacionar Soft Skills e Inteligência Emocional;  Identificar Soft Skills relevantes para a Docência;  Identificar formas para treinar e desenvolver a Inteligência Emocional
Duração: 90 + 30 minutos.
Programa: Inteligência Emocional e Soft Skill(PDF, 30KB)
Formadora: Isabel Gonçalves

Mapas Mentais: Como representar visualmente informação?

Objetivos: Analisar as potencialidades de uso de mapas mentais em contexto educativo. Organizar e representar informação sob a forma de mapas mentais.
Duração: 90 + 30 minutos.
Programa: Mapas mentai (PDF, 84KB)
Formadoras: Joana Viana e Sofia Sá

  • Inscrições Fechadas

Microsoft PowerPoint: Kit de sobrevivência

Objetivos: Identificar técnicas que facilitem a criação de apresentações PowerPoint eficazes.
Duração: 90 + 30 minutos
Programa: Microsoft PowerPoint: Kit de sobrevivência PDF, 622KB)
Formadora: Sofia Sá

  • Inscrições Fechadas

Perguntas eficazes em sala de aula

Objetivos: Enumerar características de perguntas eficazes; distinguir os diferentes tipos de perguntas; identificar métodos eficazes de questionamento em sala de aula.
Duração: 90 minutos.
Programa: Perguntas eficazes em sala de aula (PDF, 210KB)
Formadora: Sofia Sá

  • Inscrições Abertas

Primeira aula do Semestre: Dos and Don’ts

Objetivos: Identificar as fases de uma aula de apresentação; reconhecer as informações mais pertinentes a transmitir na primeira aula do semestre.
Duração: 90 minutos.
Programa: Primeira aula do semestre – do’s e dont’s (PDF, 250KB)
Formadora: Sofia Sá

Ateliers práticos

Atelier “Entrevistas docentes excelentes”

Duração: 120 minutos
Formadora: Isabel Gonçalves

  • Inscrições Fechadas

Atelier “Perguntas poderosas e escuta ativa”

Duração: 120 minutos
Formadora: Isabel Gonçalves

  • Inscrições Fechadas

Atelier “Resolução de conflitos”

Duração: 120 minutos
Formadora: Isabel Gonçalves

  • Inscrições Fechadas