Instituto Superior Técnico

Núcleo de Desenvolvimento Académico

Preciso de um Tutor?

“Somos continuamente confrontados com uma série de grandes oportunidades brilhantemente disfarçadas de problemas insolúveis” J. W. Gardner

tutorado-1

Se és aluno do 1º/2º Ano dos Cursos de Licenciatura ou Mestrado

Na primeira semana de aulas ser-te-á atribuído um Tutor, um docente do teu curso, que te irá acompanhar durante os teus dois primeiros anos de curso, através da realização de reuniões de acompanhamento que poderão ser em formato individual ou de grupo.

O Tutor acompanha-te e apoia-te na tua integração académica no IST, ajudando-te a compreender melhor o funcionamento do teu Curso e a planeares melhor o estudo e as avaliações, apoiando-te na transição entre o Ensino Secundário e o Ensino Superior.

Como posso contactar o meu Tutor?

Possivelmente vais conhecer teu Tutor logo na tua primeira semana no IST, mas se não tiveres comparecido às primeiras reuniões, ele/ela vai contactar-te a ti para agendar o primeiro encontro.

Este contacto vai ser feito por e-mail, por isso certifica-te de que consultas a tua conta de e-mail do IST – se tiveres dúvidas vai a http://dsi.tecnico.ulisboa.pt/ .

Os contactos do teu tutor estão também no teu horário na tua página pessoal do Fénix e podes contactá-lo sempre que necessitares.

Se és aluno do 3º, 4º ou 5º ano dos Cursos de Licenciatura ou Mestrado

Esta nova modalidade de tutoria distingue-se da Tutoria tradicional, que se dirige aos alunos dos 1º e 2º ano, por não ter um período pré-determinado de acompanhamento, sendo o mesmo definido pelo tutor e pelo tutorando e variando de acordo com a questão ou situação pela qual o aluno requereu o acompanhamento tutorial.

Nesta modalidade de tutoria, o pedido de atribuição de um Tutor é da responsabilidade do aluno, que deverá consultar o ficheiro (XLS, 29KB) onde se encontram os nomes dos tutores disponíveis para cada os cursos de Licenciatura, Mestrado Integrado e Mestrado Bolonha no Técnico, de modo a assegurar que o Programa de Tutoria a Pedido se encontra em funcionamento no seu curso.

Depois deverá enviar um e-mail para tutorado@tecnico.ulisboa.pt, indicando que gostaria que lhe fosse atribuído um tutor, ou um determinado tutor em particular que esteja no ficheiro.

fotoworkshops