Instituto Superior Técnico

Núcleo de Desenvolvimento Académico

Atendimentos/Coaching

O que são os Atendimentos?

São reuniões individuais onde os estudantes podem esclarecer qualquer questão que tenham, por exemplo, sobre as prescrições, baixo rendimento académico, planos de estudo, gestão de tarefas ou qualquer outro assunto que considerem relevante e com impacto no seu rendimento académico. Os atendimentos são muitas vezes o contacto que permite ao estudante perceber se gostava de receber acompanhamento ou coaching pedagógico. Por norma os atendimentos funcionam por marcação, presencial ou através do e-mail nda@tecnico.ulisboa.pt.

Como funcionam os acompanhamentos do NDA?

O modelo de acompanhamento é desenhado pelo NDA em conjunto com o estudante, tendo em consideração os seus objetivos académicos e as potenciais contingências pessoais. É um modelo que se adaptada às necessidades de cada aluno, sendo por tal individual e confidencial, baseando-se na vontade, no compromisso e na responsabilidade do mesmo.

Os acompanhamentos operacionalizam-se em reuniões individuais, que podem ser semanais ou mensais, nas quais o desenvolvimento académico do aluno é monitorizado e são definidas novas metas, ou ajustados alguns métodos de organização.

É um modelo de intervenção pedagógica e académica e não de intervenção psicológica. Baseia-se no desenvolvimento de competências básicas de gestão de tempo, definição de objetivos e prioridades e de métodos eficazes de estudo, adaptados à realidade e estrutura curricular do IST.

Áreas de atuação:

  • Prescrição
  • Gestão do tempo
  • Definição de objetivos
  • Desempenho académico
  • Dissertações
  • Mudanças de curso
  • Apoio social
  • Necessidades Educativas Especiais
  • Coaching em Apresentações de Projetos/Dissertações