Condições de Elegibilidade

O concurso para a Bolsa de Estudo destina-se a todos os estudantes inscritos no 1º e 2º ciclo de estudos e em todos os cursos do IST e que satisfaçam as seguintes condições:

• Com o fator de ponderação de 5, estarem comprovadas as dificuldades financeiras por estarem integrados num agregado familiar com um rendimento per capita inferior a 25 vezes o indexante dos apoios sociais em vigor no início do ano letivo, acrescido do valor da propina máxima anualmente fixada para o respetivo ciclo de estudos do ensino superior público, ou seja, no valor igual ou menor a €13 074,22 per capita, sendo dada maior ponderação aos alunos com menor rendimento per capita.
  • Com o fator de ponderação de 3, sendo dada maior ponderação aos alunos com maior desempenho académico, tendo em conta os critérios indicados:
  • Ingressem pela primeira vez no Técnico e cuja média de entrada seja igual ou superior a 15 valores;
  • Tenham concluído todas as unidades curriculares referentes a cada um dos anos anteriores no total de 60 ECTS/ano, na licenciatura e no mestrado, em que a média de classificação seja igual ou superior a 13,5 valores, contabilizados no fénix, até à data da análise da candidatura. A média de cálculo para todos os candidatos será a média de licenciatura.
  • Estudantes vindos de outra instituição de ensino superior, cuja nota de admissão ao Técnico seja igual ou superior a 13,5.
  • Com o fator de ponderação de 2, carta de motivação demonstrativa da importância da bolsa no desenvolvimento pessoal e académico do candidato.