Instituto Superior Técnico

Núcleo de Desenvolvimento Académico

Formação

fotodoc2foto doc1

A prática docente apresenta-se como um desafio para os professores, muitas vezes enfrentado sem uma componente formativa anterior. Neste sentido o Gabinete de Apoio ao Tutorado propõe formações para todos os Docentes interessados em aperfeiçoar as suas competências pedagógicas e, simultaneamente, a sua eficácia educativa.

As formações funcionam com um número máximo de 20 participantes e um número mínimo de 5 inscritos.

Tutoria

Pedagógica

Soft skills

Área Técnica

Ciclo métodos inovadores em 90 minutos

Ateliers Práticos

Tutoria

Alunos de baixo rendimento académico: O Que fazer?

Objetivos: Aquisição de competências necessárias ao exercício da função de Tutor e importância do estabelecimento de uma aliança com os alunos de baixo rendimento académico.
Duração: 7 horas
Programa: Alunos de baixo rendimento académico: O que fazer? (PDF, 234KB)
Formadora: Isabel Gonçalves

  • Inscrições Fechadas

Como ser um bom Tutor

(fortemente aconselhável para todos os Tutores pela 1ªvez)

Objetivos: Aquisição de competências necessárias ao exercício da função de Tutor e atividades de Tutoria.
Duração: 4 horas
Programa: Como Ser Um Bom Tutor (PDF, 367KB)
Formador: Gonçalo Moura

Pedagógica

Princípios do coaching aplicados à orientação de dissertações

Objetivos: Desenvolver novas ferramentas para os futuros desafios do Professor Universitário.
Duração: 7 horas
Programa:  Coaching na orientação de tese s (PDF, 73KB)

Formadora: Isabel Gonçalves

Integridade e ética para docentes

Objetivos: Promover a Integridade e Ética profissional para Docentes
Duração: 8 horas
Programa: Integridade e ética para docentes (PDF, 227KB) 
Formadora: Isabel Gonçalves

  • Inscrições Fechadas

Envolver os alunos nas aulas: Aceitamos o desafio?

Objetivos: Formação com o objetivo de apresentar dos referenciais teóricos relativos ao trabalho de Biggs (alinhamento construtivo) e de Chickering & Gamson (princípios de boas práticas no ensino superior) com ilustrações baseadas na documentação de boas práticas de docência no IST.
Duração: 7 horas
Programa: Envolver os alunos nas aulas (PDF, 235KB)
Formadora: Isabel Gonçalves

Avaliação: Conceitos e práticas

Objetivos: Propõe-se, com esta ação de formação, abordar estratégias facilitadoras deste componente essencial da prática educativa: a Avaliação.
Duração: 8 Horas divididas em 2 sessões de 4 Horas.
Programa: Avaliação conceitos e práticas (PDF, 373KB)
Formadora: Sofia Sá

  • Inscrições Fechadas

Estratégias comunicacionais para docentes

Objetivos: Propõe-se, com esta ação de formação, que os participantes adquiram e/ou aprofundem estratégias comunicacionais que potenciem a sua eficácia educativa.
Duração: 8 Horas divididas em módulos independentes de 2 Horas cada
Programa: Estratégias comunicacionais para docentes (PDF, 372KB)
Formadora: Sofia Sá

  • Inscrições Fechadas

Soft skills

Inteligência Emocional I e II

Objetivos: Apresentar brevemente o conceito de inteligência emocional (Daniel Goleman), os estudos de António Damásio e ensaiar algumas aplicações dos mesmos à prática da docência no Ensino Superior.
Duração: 7 + 7 horas
Programa: IE I (PDF, 241KB)
Programa: IE II (PDF, 253KB)
Formadora: Isabel Gonçalves

NOTA: a inscrição na parte II não implica a frequência na parte I
Próxima formação IE I e IE II: 16 e 17 de fevereiro de 2016

  • IE I Inscrições Fechadas
  • IE II Inscrições Fechadas

Gestão de Conflitos

(Formação aberta a Docentes externos)

Objetivos: Através de estudo de casos, dotar os participantes de competências que permitem gerir os conflitos que surgem na vida real.
Duração: 7 horas
Programa: Gestão de Conflitos (PDF, 243KB)
Formadora: Isabel Gonçalves

  • Inscrições Fechadas

Mindful Teaching

Objetivos: Apresentar o conceito de Mindfulness ou Atenção Plena numa perspectiva científica; dar a conhecer a sua aplicação ao contexto do ensino e seus benefícios para docentes universitários; transmitir diversas técnicas para desenvolver ou treinar a atenção plena, possíveis de ser usadas numa prática pessoal.
Duração: 5 Horas, divididas em duas sessões de 2h30 Horas cada.
Programa: Mindful Teaching (PDF, 526KB)
Formadora: Doutora Vera Pereira

Técnicas de motivação e mudança

Objetivos: Incentivar a uma cultura de mudança que cria oportunidades; motivar os indivíduos a processos de mudança; e sensibilizar para a necessidade de uma atitude de autorregulação e para a importância do Coaching na mudança organizacional.
Duração: 6 Horas, divididas em duas sessões de 3 Horas cada.
Programa: Técnicas de motivação e mudança (PDF, 229KB)
Formadora: Isabel Gonçalves

  • Inscrições Fechadas

A Prática do Feedback: O que dizer no fim da observação… e como!

(Formação aberta a Docentes externos)

Objetivos: Identificar técnicas eficazes de transmitir feedback no final de uma observação, de forma clara e promotora de desenvolvimento do observado.
Duração: 120 minutos
Programa: A Prática do FeedbacK (PDF, 280KB)
Formadora: Sofia Sá

  • Incrições Fechadas

Área Técnica

Microsoft Excel aplicado à docência

Objetivos: Propõe-se, com esta ação de formação, que os participantes consigam construir fácil e eficazmente matrizes de correção de instrumentos de avaliação.
Duração: 8 Horas divididas em 2 sessões de 4 horas cada.
Programa: Microsoft Excel aplicado à docência (PDF, 372KB)
Formadora: Sofia Sá

  • Inscrições Fechadas

Microsoft Word aplicado à docência

Objetivos: Utilizar as funcionalidades avançadas do Microsoft Word para elaborar documentos de forma rápida, profissional e eficaz.
Duração: 8 Horas divididas em 2 sessões de 4 horas cada.
Programa: Microsoft Word para docentes (225,KB)
Formadora: Sofia Sá

  • Inscrições Fechadas

Apresentações dinâmicas com PowerPoint

Objetivos: Utilizar as funcionalidades do Microsoft PowerPoint para construir apresentações com aspecto profissional.
Duração: 8 Horas divididas em 2 sessões de 4 horas cada.
Programa: Apresentações dinâmicas com PowerPoint (PDF, 227KB)
Formadora: Sofia Sá

  • Inscrições Fechadas

Apresentações orais

Objetivos: Aplicação dos conceitos de Garr Reynolds às apresentações de uma comunicação.
Duração: 4 horas
Programa: Apresentações orais (PDF, 225KB)
Formadora: Isabel Gonçalves

  • Inscrições Fechadas

Competências de Comunicação e Voz na docência: Conhecer para otimizar

Objetivos: (Re)conhecer os diferentes elementos que participam no processo de comunicação produção vocal; Identificar aspetos que interferem com a saúde vocal; Analisar elementos do perfil individual de voz falada e sua influência no processo comunicativo; Experienciar técnicas de controlo vocal e respiratório; Aplicar as técnicas abordadas em contextos de prática profissional.
Duração: 8 horas
ProgramaCompetências de voz e comunicação na docência (PDF, 57KB)
Formador: Ricardo Santos

Ciclo métodos inovadores em 90 minutos

Active learning – Metodologias ativas na sala de aula

Objetivos: Distinguir active learning de passive learning; reconhecer técnicas e metodologias activas; identificar aplicações de active learning em sala de aula.
Duração: 90 + 30 minutos
Programa: Active learning n(PDF, 327KB)
Formadora: Gonçalo Moura

  • Inscrições Fechadas

Análise de dados com PivotTables

Objetivos: Analisar rápida e eficazmente dados em Excel; construir, configurar e formatar PivotTables.
Duração: 90 + 30 minutos.
Programa: Análise de dados com Pivot Tables (PDF, 91KB)
Formadora: Sofia Sá

  • Inscrições Fechadas

Aulas práticas Oportunidade(s) e desafios

Objetivos: Reconhecer a aula prática como um espaço privilegiado de pensamento autónomo por parte dos estudantes; enumerar os desafios que se opõem à realização de exercícios autónomos em aulas práticas; identificar estratégias para ultrapassar os obstáculos enumerados.
Duração: 90 + 30 minutos
Programa: Aulas práticas Oportunidade(s) e desafios (PDF, 270KB)
Formadora: Sofia Sá

  • Inscrições Fechadas

Avaliação de trabalhos de grupo – soluções inovadoras

Objetivos: Reconhecer os desafios e constrangimentos aliados à avaliação de trabalhos de grupo; identificar soluções inovadoras para avaliar trabalhos de grupo: reconhecer métodos de aplicação prática das soluções abordadas.
Duração: 90 minutos.
Programa:  Avaliação trabalhos de grupo soluções inovadoras (PDF, 315KB)
Formadora: Sofia Sá

  • Inscrições Fechadas

Direitos de autor em contexto educativo: Utilização de conteúdos e suas licenças

Objetivos: Identificar conteúdos e recursos que podem ser usados em contexto educativo. Pesquisar, analisar e selecionar conteúdos e recursos educativos online cuja licença atribuída permite o seu uso em contexto educativo. Discutir o uso de conteúdos e de recursos protegidos em diferentes contextos educativos: da sala de aula ao online.
Duração: 90 minutos.
Programa:  Direitos de autor em contexto educativo (PDF, 79KB)
Formadora: Joana Viana

Emoções na sala de aula

Objetivos: Conhecer os trabalhos mais recentes na área da auto-regulação sobre a importância da regulação emocional para a aprendizagem.
Duração: 90 + 30 minutos.
Programa: Emoções na Sala de Aula (PDF, 89KB)
Formadora: Isabel Gonçalves

Empatia e Inteligência emocional

Objetivos: Compreender o conceito de empatia e a sua importância no relacionamento interpessoal; Saber identificar juízos de valor e compreender de que forma os mesmos são incompatíveis com o conceito de empatia; Saber separar factos de emoções: evitar o ‘pensamento emocional’ e as armadilhas do ‘wishful thinking’; Saber como desenvolver o outro usando o questionamento e a escuta ativa num contexto de empatia.
Duração: 90 + 30 minutos.
Programa: Empatia e Inteligência emocional (PDF, 154KB)
Formadora: Isabel Gonçalves

  • Inscrições Fechadas

Estilos de comunicação (assertividade) e Inteligência Emocional

Objetivos:Saber definir Assertividade; Saber descriminar: Estilos Passivo, Agressivo e Manipulativo; Saber identificar necessidades e saber como comunica-las
Duração: 90 + 30 minutos.
Programa: Estilos de Comunicação (Assertividade) e Inteligência Emocional (PDF, 126KB)
Formadora: Isabel Gonçalves

  • Inscrições Fechadas

Feedforward e feedback na comunicação Docente-Estudantes

Objetivos: Distinguir Feedback de Feedforward; Identificar estratégias adequadas de transmitir Feedback: Reconhecer o Feedforward como uma estratégia basilar no contacto com os estudantes; Enumerar as características do Feedforward.
Duração: 90 minutos
Programa: Feedforward e feedback (PDF, 380KB)
Formadora: Sofia Sá

  • Inscrições Fechadas

Ferramentas Online em Sala de Aula

Objetivos: Identificar as principais vantagens da utilização de ferramentas no ensino; Reconhecer os diferentes tipos de ferramentas online; Conhecer os procedimentos de aplicação de duas ferramentas à(s) UC(s) lecionadas.
Duração: 90 minutos.
Programa:Ferramentas online em sala de aula (PDF, 350KB)
Formadora: Sofia Sá

  • Inscrições Fechadas

Ferramentas Online em Sala de Aula: Kahoot

Objetivos: Distinguir as fases do processo de inscrição em getkahoot.com; criar Kahoots com diferentes opções e tempos; conhecer as opções de configuração.
Duração: 90 + 30 minutos
Programa:Ferramentas online em sala de aula Kahoot (PDF 270KB)
Formadora: Gonçalo Moura

Flipped Classroom

Objetivos: Saber em que consiste e como adotar a abordagem flipped classroom.
Duração: 90 minutos
Programa: Flipped Classroom (PDF, 187KB)
Formadora: Joana Viana

Formular objetivos de aprendizagem

Objetivos: Formular objetivos de aprendizagem e analisar as implicações da sua explicitação.
Duração: 90 minutos.
Programa: Formular objetivos de aprendizagem (PDF, 122KB)
Formadora: Joana Viana

Inteligência emocional e comportamento não verbal

Objetivos: Promover a sensibilidade dos formandos em relação às pistas do comportamento não-verbal; Conhecer o conceito de metacomunicação.
Duração: 90 + 30 minutos.
Programa: Inteligência Emocional e Comportamento Não Verbal
Formadora: Isabel Gonçalves

  • Inscrições Fechadas

Inteligência emocional e Regulação Emocional

Objetivos: Identificar as principais componentes da inteligência emocional; Identificar estratégias de regulação emocional; Saber planificar um programa pessoal de desenvolvimento de soft skills
Duração: 90 + 30 minutos.
Programa: Inteligência emocional e regulação emocional (PDF, 60KB)
Formadora: Isabel Gonçalves

Inteligência emocional e Soft Skills

Objetivos: Saber definir Inteligência Emocional;  Relacionar Soft Skills e Inteligência Emocional;  Identificar Soft Skills relevantes para a Docência;  Identificar formas para treinar e desenvolver a Inteligência Emocional
Duração: 90 + 30 minutos.
Programa: Inteligência Emocional e Soft Skill(PDF, 30KB)
Formadora: Isabel Gonçalves

  • Inscrições Fechadas

Mapas Mentais: Como representar visualmente informação?

Objetivos: Analisar as potencialidades de uso de mapas mentais em contexto educativo. Organizar e representar informação sob a forma de mapas mentais.
Duração: 90 + 30 minutos.
Programa: Mapas mentai (PDF, 84KB)
Formadoras: Joana Viana e Sofia Sá

  • Inscrições Fechadas

Microsoft PowerPoint: Kit de sobrevivência

Objetivos: Identificar técnicas que facilitem a criação de apresentações PowerPoint eficazes.
Duração: 90 + 30 minutos
Programa: Microsoft PowerPoint: Kit de sobrevivência PDF, 622KB)
Formadora: Sofia Sá

  • Inscrições Fechadas

Perguntas eficazes em sala de aula

Objetivos: Enumerar características de perguntas eficazes; distinguir os diferentes tipos de perguntas; identificar métodos eficazes de questionamento em sala de aula.
Duração: 90 minutos.
Programa: Perguntas eficazes em sala de aula (PDF, 210KB)
Formadora: Sofia Sá

  • Inscrições Fechadas

Primeira aula do Semestre: Dos and Don’ts

Objetivos: Identificar as fases de uma aula de apresentação; reconhecer as informações mais pertinentes a transmitir na primeira aula do semestre.
Duração: 90 minutos.
Programa: Primeira aula do semestre – do’s e dont’s (PDF, 250KB)
Formadora: Gonçalo Moura

Ateliers práticos

Atelier “Entrevistas docentes excelentes”

Duração: 120 minutos
Formadora: Isabel Gonçalves

  • Inscrições Fechadas

Atelier “Escuta Ativa, Perguntas Poderosas e Empatia”

Duração: 120 minutos
Formadora: Isabel Gonçalves

  • Inscrições Fechadas

Atelier “Resolução de conflitos”

Duração: 120 minutos
Formadora: Isabel Gonçalves

  • Inscrições Fechadas