Formação

O Programa de Desenvolvimento e Formação tem por missão promover, capacitar e apoiar o desenvolvimento de competências profissionais, interpessoais e transversais dos docentes e investigadores do Técnico, nas vertentes de Planificação das Unidades Curriculares, Transmissão de Conteúdos e implementação de atividades de Avaliação e Feedback, contribuindo para a otimização dos processos de ensino-aprendizagem.

O programa de treino e de desenvolvimento profissional, da responsabilidade do NDA, sob orientação do Conselho Pedagógico  e, a partir do ano letivo 2022/2023, com gestão do DRH-NFD  pretende inspirar o corpo docente, promover um ensino de qualidade e envolver a comunidade académica. Este programa centra-se em três áreas principais:

• Planificação das Unidades Curriculares e das atividades de ensino e investigação de acordo com os Princípios do Alinhamento Construtivo;
  • Transmissão de conteúdos de modo a posicionar o estudante no centro dos processos de ensino-aprendizagem;
  • Otimização dos processos de avaliação e feedback de modo a promover o desenvolvimento das pessoas.

Adicionalmente, este programa também prevê a realização de atividades de formação na área das competências transversais, incluindo o coaching e a inteligência emocional, bem como o envolvimento de docentes em atividades facilitadoras da aplicação das aprendizagens das formações, a contextos reais de sala de aula (p.e. ligação com as atividades de observação de aulas teóricas, práticas e de laboratório) e de tutoria individualizada e em grupo.

Estas três áreas de formação, assim como as atividades de apoio e envolvimento, serão oferecidas aos docentes e investigadores do Técnico em duas alturas do ano, que irão coincidir com os períodos de avaliação dos estudantes, altura em que se espera uma maior disponibilidade para atividades complementares ao ensino, sendo o calendário anual publicado no início de cada ano letivo e divulgado à escola pelos meios habituais. O envolvimento de toda a comunidade académica será uma prioridade, estando previstas algumas atividades de desenvolvimento de competências profissionais e interpessoais, que suportam e potenciam estas três áreas de formação.

Mais informações: pdf.tecnico.ulisboa.pt

As atividades de formação inseridas no PDF respeitam um Regulamento de Formação que pode consultar aqui:

A avaliação das atividades de formação é realizada anualmente e pode ser consultada abaixo: