Formação

A prática docente apresenta-se como um desafio para os professores, muitas vezes enfrentado sem uma componente formativa anterior. Neste sentido foi desenvolvido o Programa “Desenvolvimento e Formação: Planear, Desenhar, dar Feedback” que pretende promover, capacitar e apoiar o desenvolvimento de competências profissionais, interpessoais e transversais dos docentes e investigadores do Técnico, contribuindo para a otimização dos processos de ensino-aprendizagem.

O programa de treino e de desenvolvimento profissional, da responsabilidade do NDA, pretende inspirar o corpo docente, promover um ensino de qualidade e envolver a comunidade académica. Este programa centra-se em três áreas principais:

• Planificação das Unidades Curriculares e das atividades de ensino e investigação de acordo com os Princípios do Alinhamento Construtivo;
  • Transmissão de conteúdos de modo a posicionar o estudante no centro dos processos de ensino-aprendizagem;
  • Otimização dos processos de avaliação e feedback de modo a promover o desenvolvimento das pessoas.

Estas três áreas de formação serão oferecidas aos docentes e investigadores do Técnico em duas alturas do ano, que vão coincidir com os períodos de avaliação dos estudantes, altura em que se espera uma maior disponibilidade para atividades complementares ao ensino, sendo o calendário anual publicado no início de cada ano letivo e divulgado à escola pelos meios habituais. O envolvimento de toda a comunidade académica será uma prioridade, estando previstas algumas atividades de desenvolvimento de competências profissionais e interpessoais, que suportam e potenciam estas três áreas de formação.

Pode consultar mais informações sobre o programa na seguinte página: pdf.tecnico.ulisboa.pt