Instituto Superior Técnico

Núcleo de Desenvolvimento Académico

BRAC

O que é o BRAC?

É um sistema informático de identificação de alunos de baixo rendimento académico, desenvolvido em 2010 pelo NDA e pelo Conselho Pedagógico. Tem como objetivo identificar e apoiar os alunos que nos seus primeiros anos no IST têm resultados abaixo do que esperavam.

Porque é que o BRAC é importante?

Quanto mais cedo for feita a identificação dos alunos, mais rápida é a recuperação do rendimento académico.

Como funciona o BRAC?

Todos os semestres são identificados os alunos cujo rendimento académico seja inferior ao definido na seguinte tabela:

Ano Semestre São Identificados os alunos que obtiveram um valor ≤ aos seguintes ECTS Face ao valor médio de ECTS que os Alunos deveriam ter obtido
≤15 ECTS 30 ECTS
≤30 ECTS 90 ECTS
≤40 ECTS 120 ECTS
≤45 ECTS 150ECTS
≤55 ECTS 180ECTS

Todos os alunos identificados recebem um e-mail do NDA que os alerta para a sua realidade académica e apresenta um conjunto de opções às quais o aluno poderá recorrer:

A lista de alunos BRAC é também enviada a cada Coordenador de Curso, esperando-se que sejam desenvolvidas atividades e ações adequadas à dimensão de cada curso e ao nº de alunos identificados no sentido de promover o desempenho académico dos estudantes.

Em 2013 o Sistema de Identificação de Alunos de Baixo Rendimento Académico – BRAC foi distinguido pelo EUSUM – European Observatory on good practices in Strategic University Management, como uma Boa Prática no Ensino Superior Europeu.

Como funciona o “Para Prescrever a Prescrição”?

Para Prescrever a Prescrição (PPP) é um Workshop desenvolvido a pensar nos alunos identificados pelo BRAC. Neste Workshop, cada aluno terá oportunidade de partilhar a sua experiência e ouvir experiências de outros alunos que foram identificados pelo BRAC. Com esta formação, o NDA pretende munir os alunos de ferramentas simples que lhes permitiram inverter uma situação de rendimento académico que os deixa insatisfeitos.

Este Workshop é considerado uma formação específica, uma vez que as inscrições apenas são disponibilizadas por email, no momento em que os alunos BRAC são contactados pelo NDA. No entanto, caso reconheça vantagens em participar no Workshop, e não tenha recebido o email do NDA, pode consultar o programa do PPP e fazer uma pré-inscrição enviando um email para nda@tecnico.ulisboa.pt