Instituto Superior Técnico

Núcleo de Desenvolvimento Académico

BRAC

O que é o BRAC?

É um sistema automático de identificação de estudantes que apresentam um rendimento académico abaixo das suas possibilidades e que poderão estar em risco de prescrever. Este processo foi desenvolvido em 2010 pelo NDA e pelo Conselho Pedagógico, com o apoio da DSI/Fénix. Tem como objetivo identificar e apoiar os/as estudantes que nos seus primeiros anos no Técnico têm resultados abaixo do que esperavam/desejavam.

Porque é o BRAC importante? Quais são os benefícios para os estudantes identificados?

O BRAC permite à Escola uma identificação precoce dos/as estudantes que poderão estar em risco de prescrição, com o objetivo de disponibilizar a esses/as estudantes meios para recuperar, superando as dificuldades de adaptação que eventualmente possam não ter sido resolvidas por meio da Tutoria.

Muitos/as estudantes têm dificuldade em pedir ajuda, às vezes porque não acreditam que possam ser ajudados/as pela Escola a melhorar a sua prestação. Contudo, a experiência do NDA é que quanto mais cedo se pede ajuda, mais depressa se recupera o rendimento académico. Muitas vezes estes/as mesmos/as estudantes identificados/as, alguns (poucos) semestres depois, conseguem apresentar um elevado rendimento académico.

Como funciona o BRAC?

Todos os semestres são identificados os/as estudantes cujo rendimento académico seja inferior ao definido na seguinte tabela:

Ano Semestre São identificados/as estudantes que obtiveram um valor ≤ aos seguintes ECTS Face ao valor médio de ECTS que deveriam ter obtido
≤15 ECTS 30 ECTS
≤30 ECTS 90 ECTS
≤40 ECTS 120 ECTS
≤45 ECTS 150ECTS
≤55 ECTS 180ECTS

Todos/as os/as estudantes identificados/as recebem um e-mail do NDA que os/as alerta para a sua realidade académica e apresenta um conjunto de opções às quais poderá recorrer – os meios que a Escola desenvolveu para suportar a sua intenção de que todos/as os/as estudantes possam ser bem-sucedidos:

A lista de estudantes BRAC é também enviada a cada Coordenador de Curso, esperando-se que sejam desenvolvidas atividades e ações adequadas à dimensão de cada curso e ao nº de estudantes identificados/as no sentido de promover o seu desempenho académico.

Em 2013 o Sistema de Identificação de Alunos de Baixo Rendimento Académico – BRAC foi distinguido pelo EUSUM – European Observatory on good practices in Strategic University Management, como uma Boa Prática no Ensino Superior Europeu.

Como funciona o “Para Prescrever a Prescrição”?

Para Prescrever a Prescrição (PPP) é um Workshop desenvolvido pelo NDA a pensar nos estudantes identificados pelo BRAC. Neste Workshop, conduzido por técnicos experientes, com formação em psicologia educacional, cada estudante terá oportunidade de partilhar a sua experiência e ouvir experiências de outros colegas que foram identificados pelo BRAC, numa rede de entreajuda que se mantém muitas vezes ao longo do tempo.

Com esta formação, o NDA pretende munir os/as estudantes de ferramentas simples que lhes permitirão inverter uma situação de rendimento académico que os/as deixa insatisfeitos/as.
Este Workshop é considerado uma formação específica, uma vez que as inscrições apenas são disponibilizadas por e-mail, no momento em que os/as estudantes BRAC são contactados/as pelo NDA. No entanto, caso reconheça vantagens em participar no Workshop, e não tenha recebido o e-mail, pode consultar o programa do PPP e fazer uma pré-inscrição enviando um e-mail para nda@tecnico.ulisboa.pt