Instituto Superior Técnico

Núcleo de Desenvolvimento Académico

FAQ’s

O que é o Tutorado?

O Tutorado é um programa criado pelo Técnico que tem como objetivo proporcionar ao Estudante um acompanhamento personalizado, permanente e formal do seu percurso académico, durante os dois primeiros anos do 1º Ciclo, procurando promover a qualidade do Ensino e o Sucesso Educativo, no contexto das reformas de Bolonha.

O que faz o Tutor?

O/A Tutor/a acompanha-te e apoia-te na tua integração académica no Técnico, ajudando-te a compreender melhor o funcionamento do teu Curso, a planeares melhor o estudo e as avaliações, e apoiando-te na transição entre o Ensino Secundário e o Ensino Superior.

Porque deves mesmo participar?

A participação no Tutorado é importante para a tua integração uma vez que o Ensino Superior é muito diferente do Secundário. Se te conseguires integrar depressa e perceber essas diferenças, consegues ter maior sucesso académico. Estudantes que não participam no Tutorado, que não são assíduos às aulas e que se recusam a pedir/aceitar ajuda, têm dificuldades em ser bem-sucedidos no Técnico.

O que tens a ganhar em participar?

  • Não te sentires como um número (queixa frequente dos/as estudantes no primeiro ano);
  • Teres acesso privilegiado a informação sobre o teu curso e sobre a escola;
  • Saberes que contas com alguém experiente que vai acompanhar o teu percurso no Técnico;
  • Perceberes que os/as docentes do Técnico estão disponíveis para colaborar contigo no teu percurso académico de modo a viveres melhor os teus anos na Universidade, promovendo também o teu desenvolvimento pessoal;
  • Teres alguém com quem falar quando te sentires desmotivado, perdido/a ou confuso/a no Técnico;
  • Seres apoiado/a na planificação das tuas avaliações, prioridades e métodos de estudo e ainda na tua gestão de tempo.

Como podes contactar o/a teu/tua Tutor/a?

Possivelmente vais conhecer teu/tua Tutor/a logo na primeira semana no Técnico, mas se não tiveres comparecido às primeiras reuniões, ele/ela vai contactar-te para agendar o primeiro encontro.

Este contacto vai ser feito por e-mail, por isso certifica-te de que consultas a tua conta de e-mail do Técnico – se tiveres dúvidas vai a http://dsi.tecnico.ulisboa.pt/

Os contactos do/a teu/tua tutor/a estão também no teu horário na tua página pessoal do Fénix e podes contactá-lo/a sempre que necessitares.

Ainda não sabes quem é o/a teu/tua Tutor/a?

Sentes que há aspectos do Tutorado que podiam ser melhorados? Não sabes o que esperar do/a teu/tua Tutor/a? Contacta-nos e expõe-nos o teu problema (não te esqueças de indicar o teu nome e o teu número de estudante).

Quais são as tuas responsabilidades?

  • Solicitar apoio em questões que envolvem a tua formação académica;
  • Participar no Programa durante, pelo menos, 4 semestres;
  • Comparecer a pelo menos 80% dos contactos agendados;
  • Ser pontual aos encontros com o/a Tutor/a;
  • Responder aos contactos (e-mail) do/a Tutor/a;
  • Validar e respeitar o/a Tutor/a e o Programa de Tutorado;
  • Participar ativamente nas atividades de avaliação do Tutorado;

Tens dúvidas/questões sobre o funcionamento do Técnico?

A maior parte das dúvidas/questões académicas que tiveres podem ser respondidas consultando o Guia Académico dos Cursos do 1º e 2º Ciclo Integrado e  do 3º Ciclo.

Onde te podes dirigir em situações relacionadas com saúde ou dificuldades emocionais?

Se sentires necessidade de ter acompanhamento médico ou psicológico, podes marcar uma consulta nos Serviços de Saúde do Técnico de Lisboa  – http://saude.tecnico.ulisboa.pt/ , pelo telefone 21 8419343/640 ou pelo e-mail saude@tecnico.ulisboa.pt

Onde te podes dirigir em caso de dificuldades económicas?

Se tiveres dificuldades económicas, podes:

Se, ainda assim, não encontrares resposta à tua questão, fala com o/a teu/tua Tutor/a, pois mesmo que ele/ela não te consiga ajudar irá encaminhar-te para o sítio certo.