Ser Tutor

As atividades de tutoria privilegiam o contato presencial entre tutores e tutorandos, estando prevista na maior parte dos cursos uma reunião de boas vindas, em que os tutores conhecem pessoalmente os estudantes e podem desde logo, não apenas explicar os objetivos da tutoria, mas também afinar o formato de contato preferencial daí em diante.

Existem modelos distintos de contato ao longo do primeiro e do segundo ano, sendo que se prevê que no primeiro ano a frequência dos contactos seja maior do que nos anos letivos seguintes.

Identificação de Tutores

Contactos durante o 1º ano de Tutoria

1º Contacto Reunião a realizar-se após a sessão de boas vindas aos novos estudantes. Cada Tutor deverá reunir-se com os seus Tutorandos e conhecer cada um individualmente, no seu gabinete. Esta reunião serve também para explicar o papel do tutor e agendar as próximas reuniões. Gestão do Tempo*Métodos de Estudo*
2º Contacto Nestas reuniões prevê-se que seja feito um balanço intermédio do 1º semestre, de modo a compreender como este está a decorrer. Procrastinação: como vencê-la!*Resiliência*
3º Contacto Poderá ser um momento em que os Tutores reúnam com os seus Tutorandos e tentem apoiar e validar o número de Unidades Curriculares a que estes se irão inscrever no 2º semestre. Ansiedade antes, durante e depois dos exames*
4º Contacto Espera-se que os Tutores reúnam com os seus Tutorandos para fazer um balanço intermédio de como decorre o 2º semestre. Planificação do estudo e gestão dos recursos*
5º Contacto Esta será a reunião de fecho do semestre que, idealmente deverá ser feita antes da época de exames. Nesta reunião, Tutor e Tutorando deverão ainda acordar como será feito o acompanhamento durante o 2º ano. Estudantes bem e mal sucedidos*

Contactos durante o 2º ano de Tutoria

Agora que a 1ª fase de adaptação ao Técnico já se realizou e os estudantes já se apropriaram da cultura dos cursos e da instituição, o modelo de Tutoria também se altera.

Adaptando-se a uma fase em que se espera uma maior autonomia por parte de cada estudante, a Tutoria no 2º ano segue um modelo “on demand”. Neste sentido, no 2º ano pressupõe-se que todos os Tutores do ano letivo anterior estarão disponíveis para apoiar os seus Tutorandos, outrora alunos de 1º ano, mas num modelo de contacto próprio em que ambas as partes chegam a um entendimento sobre a periodicidade das reuniões. Os estudantes poderão entrar em contacto com o respetivo Tutor sempre que for necessário, acordando com este em que moldes gostaria de manter o contacto ativo.

Este tipo de Tutoria não dispensa momentos de contacto chave no início de cada semestre, os quais se recomendam fortemente serem agendados por iniciativa do Tutor.