Condições de Elegibilidade

As Bolsas de Estudo destinam-se a estudantes do IST, matriculados numa das Licenciatura, Mestrados ou Mestrado Integrado, e que obedeçam às seguintes condições:

1. Ingressem pela primeira vez no Ensino Superior e cuja média de entrada não seja inferior a 15 valores; ou que já se encontrem matriculados, tendo já completado todas as unidades curriculares dos anos anteriores e cuja média da classificação obtida não seja inferior a 13,5 valores;
  2. Estejam inscritos num mínimo de 30 ECTS por semestre, salvo nos casos em que:
    1. Se encontre inscrito num número de ECTS inferior por ser aluno finalista do curso;
    2. Não se possa inscrever num mínimo de 30 ECTS por a isso obstarem as normas regulamentares referentes à inscrição na tese, dissertação, projeto ou estágio do curso.
  3. Estarem comprovadas as dificuldades financeiras por estarem integrados num agregado familiar com um rendimento per capita inferior a 22 vezes o indexante dos apoios sociais em vigor no início do ano letivo, acrescido do valor da propina máxima anualmente fixada para o respetivo ciclo de estudos do ensino superior público. Para tal, o candidato deverá apresentar a nota de liquidação do IRS e o comprovativo da dimensão do agregado familiar, que poderá ser complementada com outros documentos comprovativos da situação atual de rendimento disponível do agregado familiar.
  4. Não serem titulares do grau de licenciado ou superior;
  5. Não usufruírem de qualquer outra Bolsa de Estudo, para além das que suportem exclusivamente o pagamento de propinas.
  6. Comprometerem-se a prestar 30 horas por semestre em atividades de voluntariado no IST ou em Instituições de relevante interesse social a selecionar pelo próprio, durante o período em que beneficiarem da Bolsa, até ao limite de 10 horas por semana.
  7. As Bolsas serão distribuídas pelos cursos em função dos candidatos, e sem obrigatoriedade de atribuição de uma Bolsa por cada curso diferente.