Saltar para o conteúdo

Shaping the Future

O Programa Shaping the Future foi desenvolvido no ano letivo 2015/16, no âmbito de uma colaboração entre o Conselho Científico e o Conselho Pedagógico, com o apoio do Conselho de Escola e do Conselho de Gestão do Técnico e é executado anualmente pelo NDA.

Este programa é direcionado para novos Docentes e Investigadores do Técnico, tem como missão facilitar a sua integração plena na vivência académica do Técnico e do respetivo Departamento, transmitindo-lhes os valores éticos e as boas práticas institucionais da Escola, acolhendo-os e apoiando-os no desenvolvimento da sua carreira, em alinhamento com o Plano Estratégico da Escola.

O Shaping the Future decorre ao longo dos cinco anos do período experimental dos novos docentes e investigadores do IST, tendo como eixos principais:

• A promoção da sua independência académica e científica;
  • A valorização de contributos originais e relevantes do ponto de vista científico, pedagógico e de ligação à sociedade;
  • O impacto nacional e internacional desses contributos;
  • A reputação e visibilidade que possam vir a adquirir, quer através dos contributos acima mencionados (e validados por pares), quer do potencial demonstrado para futuras realizações.

Na página do programa poderá encontrar informação sobre os vários recursos postos à disposição dos novos Docentes e Investigadores do Técnico: a formação fundamental, a formação complementar, as atividades de mentoring, a observação de aulas, a atribuição de Start-up Funds, o apoio a sabáticas parciais fora do país e os critérios para a apreciação do período experimental.

O NDA coligiu também um Manual de Acolhimento de Docentes e Investigadores (PDF, 2MB).

Uma das componentes do Programa é a Formação Fundamental que se realiza, por norma, fora do Técnico, em regime de imersão, e tem a duração de três dias. No documento abaixo pode consultar mais informações sobre a edição de 2019/20:

Esta iniciativa foi reconhecida como uma Boa Prática, em 2017, na área do Capital Humano. Para mais informações: https://observist.tecnico.ulisboa.pt/boas-praticas/2015-2022/english-human-resources/

close navigation
close Search