Observação de aulas

A docência caracteriza-se por ser uma atividade desafiante e exigente. Neste sentido, o NDA realiza observações de aulas com o objetivo de promover e melhorar as competências pedagógicas dos/as docentes. Tipicamente será observada uma aula em cada semestre, independentemente de ser uma aula prática, teórica, tutorial ou de laboratório. É o/a docente que escolhe a aula a ser observada. A Grelha de Observação usada pode ser consultada aqui. Posteriormente à observação, o/a docente tem uma reunião individualizada com o(s) elemento(s) da equipa que realizaram a observação, durante a qual se dá um feedback sobre os aspetos positivos e as melhorias potenciais a implementar na aula. Podem também ser facultados documentos de apoio orientados especificamente para os aspetos a melhorar – p.e. as “Ideias Orientadoras para a aprendizagem no Ensino Superior”, tipicamente os/as docentes referem que a observação e o feedback recebido contribuem para a melhoria da prática letiva.

Caso pretenda que a sua aula seja observada pelo NDA, por favor envie-nos um e-mail para nda@tecnico.ulisboa.pt, teremos todo o gosto em agendar a observação.

No 2º semestre de 2019/20 as observações foram interrompidas devido à pandemia. Contudo, no ano letivo 2020/21, o NDA retomou as observações maioritariamente em regime remoto (“Observation of Online Teaching“).

A avaliação das atividades de observação é realizada anualmente e pode ser consultada aqui:

Esta iniciativa foi reconhecida como uma Boa Prática, em 2022, na área de Educação Superior. Para mais informações: https://observist.tecnico.ulisboa.pt/boas-praticas/2015-2022/educacao-superior/

Observar e Aprender

O projeto Observar e Aprender, que se iniciou no 2º semestre do ano letivo de 2013/14, visa estimular a atividade de docência no Ensino Superior, promovendo espaços de experimentação e apoio aos docentes da ULisboa, constituindo-se como um fórum de formação interdisciplinar.

Este projeto consiste na observação cruzada de aulas entre docentes, abrangendo as Escolas da ULisboa que entendam participar e assentando numa base de voluntariado, em que o anonimato e a confidencialidade dos participantes se encontram assegurados. As mais-valias que se podem obter através desta experiência incluem a promoção das competências de prática letiva, quer através do feedback recebido pelo observado, quer através da sensibilização pedagógica da observação.

O modelo de observação de pares proposto tem como base um quarteto constituído por dois pares de docentes, oriundos de diferentes Escolas e formando grupos de trabalho nos quais todos os intervenientes observam e são observados.

Na página do projeto, liderado pelo Técnico e pelo Instituto de Educação, na ULisboa, pode encontrar informações sobre todas as edições até ao momento,  bem como:

Pode ainda inscrever-se para participar aqui.