Instituto Superior Técnico

Núcleo de Desenvolvimento Académico

Quem Somos

Valores

O NDA cria novas soluções a partir das melhores práticas nacionais e internacionais (Qualidade & Inovação), aceitando que o erro é apenas uma oportunidade para melhorar.

A equipa do NDA pauta-se pelos valores da Integridade e pelo Espírito de Equipa, promovendo uma atuação genuína, com base na ética e na responsabilidade pelo bem comum, num ambiente interno de comunicação e partilha, tendo como foco o valor do desempenho coletivo.

Somos uma equipa empenhada, eficiente e diligente na prossecução dos objetivos que vão ao encontro das expectativas da Escola (Orientação aos Resultados), procurando soluções e métodos de trabalho que garantam a eficiência dos recursos, a antecipação dos riscos e uma adequada gestão das tarefas, numa atitude de Proatividade e de responsabilidade partilhada.

Objetivos

  • Potenciar o desenvolvimento integral e o sucesso académico dos estudantes
  • Potenciar o desenvolvimento integral e a qualidade pedagógica de docentes e investigadores
  • Identificar e dar resposta atempada às situações de risco académico
  • Promover a notoriedade pedagógica do IST enquanto instituição de ensino superior

Equipa

Isabel Gonçalves

Licenciou-se, em 1989, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, tendo-se especializado em Psicoterapia e Aconselhamento. Em 2001 completou a sua Formação em Psicoterapia na Associação Portuguesa de Terapia Comportamental e Cognitiva (atualmente APTCCI, Integrativa). Finalizou a sua formação na APTCC com uma dissertação sobre Aconselhamento Psicológico no Ensino Superior, usando o modelo Cognitivo-Comportamental. Membro nº 006085 da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), é Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia Educacional, tendo também as Especialidades Avançadas de Psicoterapia e Coaching Psicológico. Ainda na OPP, foi Presidente da Comissão de Estágios durante a vigência da Primeira Direção (2011 – 2014).
Foi membro fundador da Rede de Serviços de Aconselhamento Psicológico no Ensino Superior em 2004, da qual foi Presidente no Biénio 2012-2014. Fundou o Serviço de Aconselhamento Psicológico do Técnico, em 1993, sendo coordenadora até 2006. No mesmo ano, criou o Gabinete de Apoio ao Tutorado, sob a dependência do Conselho Pedagógico, gabinete que coordenou até 2017, ano em que o mesmo foi reestruturado e renomeado, passando a designar-se Núcleo de Desenvolvimento Académico.
Publicou alguns artigos e capítulos de livros nas suas áreas de interesse e editou o livro “Programa de Monitorização e Tutorado – 8 anos a promover a integração e o sucesso académico no IST (2011).

Ana Barbosa

A sua formação é na área de Comunicação, tendo estudado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa.
Trabalha no Técnico desde 1992, tendo desempenhado funções em alguns serviços como o Núcleo de Mobilidade e Cooperação Internacional, onde trabalhou com estudantes de diversas nacionalidades, e o Núcleo de Apoio ao Estudante, onde coordenou o programa de Mentorado, Acolhimento e Integração de estudantes. Integra a equipa do NDA desde 2020.
Gosta de viajar, dançar e conhecer outras culturas. Acredita que novas experiências e contactar com diferentes formas de pensar são fundamentais para o desenvolvimento pessoal.

Gonçalo Moura

Mestre em Psicologia Educacional pelo ISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada) desde 2013, formado em técnicas de avaliação psicológica em orientação pelos serviços de formação avançada do ISPA, formador certificado pelo IEFP com o Certificado de Competências Pedagógicas e membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com o nº16163. Integra a equipa do NDA desde 2013 e tem dedicado toda a sua carreia profissional às questões pedagógicas no Ensino Superior. Amante de música, leitura, dança e da 7ª arte, ocupa algumas das suas horas vagas com estes hobbies.

Helena Romão

Licenciou-se em Ciências Sociais pela Universidade Aberta, em 2012. Anteriormente realizou formação em teatro, o que contribuiu significativamente para o desenvolvimento das suas competências de comunicação em público. Privilegia o trabalho em equipa e, atualmente, desempenha funções administrativas e de formação no âmbito das soft skills.
A sua curiosidade e vontade de aprender permitem que esteja disponível para se envolver em novos desafios, adquirir novos conhecimentos e desenvolver as suas competências. Nos tempos livres gosta de passear, ler, ir ao cinema e ao teatro.

Leonor Moura

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Mestre em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, completou também o Mestrado em Ensino do Português e Línguas Clássicas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desenvolveu atividade docente na Universidade de Lille3 (França), KU Leuven (Bélgica) e na Universidade da Extremadura – Cáceres (Espanha), onde lecionou Língua, Literatura e Cultura Portuguesas e desenvolveu várias atividades de promoção da língua portuguesa e culturas lusófonas. Em Portugal, trabalhou na área do ensino de português em diversas escolas. Trabalha no Núcleo de Desenvolvimento Académico desde 2018.
Acredita no poder transformador da educação e interessa-se por didática, inovação pedagógica no ensino superior, psicologia da educação e educação intercultural. Gosta de descobrir outras línguas e culturas.

Patrícia Simões

Licenciada em Psicologia do Desporto e do Exercício (Escola Superior de Desporto de Rio Maior, 2013) e Mestre em Psicologia Aplicada (Faculdade de Psicologia da Universidade do Minho, 2015). O seu interesse por contextos de rendimento, como a educação e o desporto, levou à integração da equipa do NDA em 2018. Ambiciona contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem e para a promoção do bem-estar dos/as estudantes do Técnico. De entre os seus variados interesses, destacam-se a leitura, a fotografia, a música, a tecnologia e o desporto.

Rita Wahl

Mestre em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) e membro efetiva da Ordem dos Psicólogos (nº 23212), sendo também formadora credenciada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Atualmente exerce funções de psicóloga educacional, no âmbito das atividades de coaching académico do NDA, e gere as bolsas de estudo patrocinadas pelos Mecenas do Técnico.
Nos tempos livres gosta de realizar trabalhos manuais, ler, estar com amigos e ir ao cinema.