Condições de Elegibilidade
As Bolsas de Estudo destinam-se a estudantes do IST, matriculados numa das Licenciaturas ou Mestrados Integrados, e que obedeçam às seguintes condições:
- Ingressem pela primeira vez no Ensino Superior e cuja média de entrada não seja inferior a 15 valores; ou que já se encontrem matriculados, tendo já completado todas as unidades curriculares dos anos anteriores e cuja média da classificação obtida não seja inferior a 13,5 valores;
- Estejam inscritos num mínimo de 30 ECTS por semestre, salvo nos casos em que:
- Se encontre inscrito num número de ECTS inferior por ser aluno finalista do curso;
- Não se possa inscrever num mínimo de 30 ECTS por a isso obstarem as normas regulamentares referentes à inscrição na tese, dissertação, projeto ou estágio do curso.
- Estarem comprovadas as dificuldades financeiras por estarem integrados num agregado familiar com um rendimento per capitainferior a 20 vezes o indexante dos apoios sociais em vigor no início do ano letivo, acrescido do valor da propina máxima anualmente fixada para o respetivo ciclo de estudos do ensino superior público. Para tal, o candidato deverá apresentar a nota de liquidação do IRS e o comprovativo da dimensão do agregado familiar, que poderá ser complementada com outros documentos comprovativos da situação atual de rendimento disponível do agregado familiar.
- Não usufruírem de qualquer outra Bolsa de Estudo, para além das que suportem exclusivamente o pagamento de propinas.
- Comprometerem-se a prestar 30 horas por semestre em atividades de voluntariado no IST ou em Instituições de relevante interesse social a selecionar pelo próprio, durante o período em que beneficiarem da Bolsa, até ao limite de 10 horas por semana.
As Bolsas serão distribuídas pelos cursos em função dos candidatos, e sem obrigatoriedade de atribuição de uma Bolsa por cada curso diferente.