PROGRAMA DE TUTORIA NO ENSINO SUPERIOR |
Alexandre Francisco
Vice-Presidente para os Assuntos Académico do Instituo Superior Técnico. |
Vice-Presidente do Instituto Superior Técnico para os Assuntos Académicos desde 2020, Professor Associado no Departamento de Engenharia Informática desde 2018, e anteriormente Professor Auxiliar de 2010 a 2018; e é Investigador no INESC-ID Lisboa desde 2010. Estudou Matemática Aplicada e Computação, obtendo a licenciatura em 2002 e o mestrado em 2004. Posteriormente, prosseguiu os estudos em Engenharia Informática e de Computadores, concluindo o doutoramento em 2010 e a obtendo a agregação em 2020. O seu foco de investigação centra-se em engenharia de algoritmos, ciência e engenharia computacional, com participação em projectos multidisciplinares nas áreas de biologia computacional, bioinformática, e ciência de redes complexas. |
Olga Oliveira Cunha
Presidente da Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior |
49 anos, casada, duas filhas; psicóloga educacional do ISPA, doutorada em psicologia comunitária também pelo ISPA. Psicanalista APPPP (Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica). Atualmente Presidente da RESAPES; Exerço funções como Coordenadora do Gabinete de Desenvolvimento Pessoal e Inclusão Social da NOVA FCSH; adoro caminhadas ao ar livre, musica, bons livros e ter boas conversas. |
Cristiane Pessôa da Cunha
Professora do Departamento de Humanidades e Chefe da Divisão de Assuntos Estudante do Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
Doutorado em Educação (2010) na área de concentração: Ensino, Avaliação e Formação de Professores- UNICAMP. Especialização em Gestão Escolar (2018), pela ESALQ/USP. Professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, no Departamento de Humanidades. Chefe da Divisão de Assuntos Estudantis do ITA. Membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação/ ANPAE. Membro associado da Rede de Apoio Psicológico no Ensino Superior/ RESAPES – Portugal. Membro da Associação FORGES – Fórum da Gestão do Ensino Superior. Pesquisadora colaboradora no Laboratório de Saúde Mental Multimétodos (Labsamm) do Instituto de Psicologia da USP. Experiência na área de administração escolar. Avaliadora de cursos e institucional do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES/MEC. |
Carla Amaral
Pró-Reitora para o Ensino e Qualidade da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
Professora Auxiliar do Dep. de Biologia e Ambiente na Escola de Ciências da Vida e do Ambiente da UTAD. Obteve o seu Mestrado e Doutoramento na área de Ciências do Ambiente, com especialização na Qualidade Ambiental. Desenvolve a sua investigação na área da Microbiologia Ambiental, em particular na utilização de modelos biológicos de descontaminação de resíduos agro-industriais, sua reutilização e aproveitamento económico. É membro integrado do CITAB, tendo orientado vários trabalhos de estágio, dissertações e teses na área de investigação. Desempenhou funções de gestão desde 2012, na Direção de diversas ofertas formativas de 1º e 2º Ciclo, no Conselho Pedagógico e no Conselho Geral da UTAD. Desempenha atualmente funções como Pró-reitora para o Ensino e Qualidade, coordenando o Programa de Tutoria e Mentoria da UTAD, no qual participa também como tutor desde 2015. Coordena ainda as atividades de monitorização e avaliação da qualidade do ensino e aprendizagem da UTAD, bem como o sistema de Garantia da Qualidade das Unidades Orgânicas e Serviços da UTAD. |
Teresa Freire
Professora da Universidade do Minho |
Teresa Freire é doutorada em Psicologia pela Universidade do Minho (2000), onde é atualmente professora da Escola de Psicologia e investigadora do Centro de Investigação em Psicologia, sendo Coordenadora do Laboratório em Desenvolvimento e Psicopatologia, e coordenadora do Grupo de Investigação em Desenvolvimento Positivo e Funcionamento Ótimo. É presidente da Assembleia Geral da Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi), realizando serviços à comunidade na Unidade de Intervenção Psicológica, onde coordena a Consulta de Psicologia de Adolescentes/Jovens. É coordenadora do Projeto SER+ das Academias Gulbenkian do Conhecimento que visa a promoção do desenvolvimento positivo de jovens dos 13 aos 25 anos, e coordenadora Científica do Projeto Tutorias por Pares e Mentorias UMinho, na Universidade do Minho. A nível internacional integra a World Leisure Organization (WLO), onde é coordenadora do Grupo Especial em Lazer e Bem-Estar. Tem inúmeras publicações (artigos, livros e capítulos de livros) nacionais e internacionais. |
Ana Rita Sobral
Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Estudante da Faculdade de Medicinada da Universidade de Lisboa |
Veio da Geografia e do Urbanismo para a Reitoria da Universidade com uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia na área do Ensino e Qualidade.
Em 2015, integra a FMUL para a avaliação e qualidade do ensino e onde contacta com os estudantes e as temáticas mais importantes para estes.
Desde então coordena projetos relacionados com o apoio ao estudante, tendo atualmente a coordenação do Gabinete de Apoio ao Estudante.
Fascinada pela pedagogia já teve oportunidade de estagiar no Karolinska Instituet em Estocolmo e na Charles University em Praga. |
Ana Marques
Assessoria à Coordenação e Apoio às Equipas do Núcleo de Apoio ao Estudante do Técnico |
Mestre em Psicologia Clínica Sistémica pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa desde 2008, é Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e integra actualmente a Direcção da RESAPES (Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior). A desenvolver funções na Universidade de Lisboa desde 2010, colaborou no Instituto de Orientação Profissional, no Serviço à Comunidade da Faculdade de Psicologia, estando desde 2019 no Núcleo de Apoio ao Estudante do Instituto Superior Técnico. Com interesse em temas como a equidade, inclusão e direitos humanos, sonha com uma academia cada vez mais aberta, diversa e acessível a todas as pessoas, pelo que integra também grupos de trabalho transversais como o GENEE (Grupo de Trabalho para as Necessidades Educativas Especiais). |
Isabel Ribeiro
Professora da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto |
Professora Associada na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), com formação em Matemática e um doutoramento em Ciências de Engenharia pela mesma instituição. Os principais interesses de investigação são na área de Investigação Operacional e Optimização Global, aplicados à Engenharia Civil, nomeadamente em Engenharia Estrutural, Tráfego Rodoviário e Engenharia Ferroviária. Desempenhou funções em diversos órgãos de gestão da FEUP e recebeu o Prémio Excelência Pedagógica em 2018. Destacou-se como mentora e coordenadora de programas de mentoria. Faz parte da Comissão Coordenadora do Programa Mentoria da FEUP desde junho de 2019 e fundou o Programa de Mentoria do Curso de Engenharia Civil – Civil’IN em outubro de 2015. |