Saltar para o conteúdo

Voluntariado

Voluntariado no âmbito das Bolsas de Estudo do Técnico

Segundo o art.º 2.º da Lei n.º 71/98, de 3 de novembro considera-se voluntariado o “conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas”.

O objetivo do voluntariado a realizar no âmbito das Bolsas de Estudos do Técnico enquadra-se na necessidade de incentivar a participação dos estudantes bolseiros em atividades nos mais diversos domínios, à sua escolha, proporcionando-lhes a oportunidade de participar ativamente na construção de uma sociedade mais coesa e mais solidária, assim como no seu desenvolvimento pessoal.

Com vista incentivar, divulgar e facilitar os estudantes bolseiros, e outros interessados, sobre onde exercer o voluntariado, elaborou-se a seguinte lista dinâmica que identifica alguns locais/organismos no Técnico. No final da lista apresentamos algumas sugestões para prática de voluntariado no exterior e algumas FAQ.

Nota:
  • Assiduidade – A assiduidade é registada em documento gerido pelo estudante e o responsável do serviço onde é prestado o voluntariado.
  • Declaração – Das horas de voluntariado é elaborada uma declaração entregue no final do ano ao estudante/bolseiro.
  • Condições: Preenchimento da Formulário de Inscrição e eventual Entrevista.

Atividades nos Serviços do Técnico para desenvolver voluntariado:

Biblioteca do IST

Alameda

BIST

Inscrições Abertas 

 

1 – Apoio no Serviço de Referência da Biblioteca

Objetivo: Colaborar com a equipa da biblioteca no atendimento ao público. A partir de outubro de 2025.  Mais informações aqui.

2 – Etiquetagem RFID e associação ao Catálogo Bibliográfico

Objetivo: Aplicação de etiquetas RFID e atualização dos registos bibliográficos . A partir de dezembro de 2025. Mais informações aqui.

NDA

Alameda

Estudantes

Inscrições Abertas 

1 – Apoios diversos a estudantes com estatuto NEE

Objetivo: Apoiar colegas com estatuto NEE, por exemplo na leitura e/ou na redação de uma prova

Data de início: Pontualmente, sempre que necessário.

DTT

Transferência de Tecnologia

NDCA

Área de Comunicação

Inscrições Abertas 

1-Apoio no Núcleo de Desenvolvimento de Carreira

Objetivo: Colaboração em eventos organizados pelo NDCA, tanto na organização como no decorrer do evento. A partir de outubro de 2025, dois bolseiros por semestre.

Mais informações Plano de Trabalho Voluntário

2-  Apoio Alumni

A partir de outubro de 2025. Mais informações no Plano de Trabalho voluntário

TAGUSPARK

 

Inscrições Abertas 

1- Apoio à realização de eventos do NCEP no Campus de Oeiras

Mais informações:

Taguspark Voluntariado  do Núcleo de Comunicação, Eventos e Parcerias

2- Apoio pontual  ao NATL  no Campus de Oeiras 

Taguspark Voluntariado no Núcleo de Apoio Técnico e Logistico

INSCRIÇÕES AQUI 

Em breve serão informados novos locais para a prestação do voluntariado.

  1. FAQ

  • O que é o voluntariado??

Muitas vezes é uma maneira de as pessoas se conhecerem e relacionarem com as causas em que acreditam, sendo solidários e doando tempo e conhecimentos que contribuem para o bem-estar da sociedade. O trabalho voluntário não pode ser remunerado!

  • Porque é que os bolseiros do Técnico precisam de fazer voluntariado?

De certa forma para retribuir aos Mecenas a solidariedade demonstrada. As bolsas que os bolseiros usufruem existem devido à partilha dos mecenas, que voluntariosamente doam algo.

Além disso, o voluntariado traz benefícios para o próprio voluntário. Muitas pessoas relatam que o trabalho voluntário lhes proporciona um sentido de propósito e satisfação, e é uma forma de facilitar a sua integração na comunidade e retribuir à sociedade os seus conhecimentos participando ativamente na sua construção.

  • Quais são os benefícios do voluntariado?

Alguns estudos têm demonstrado que o voluntariado apresenta benefícios a nível pessoal, profissional e social. A nível pessoal, o voluntariado promove mais responsabilidade, maturidade, respeito pelas regras e gratificação pessoal pois, ajudar os outros faz também bem a nós próprios.

  • Quais são os diferentes tipos de voluntariado?

Opções de trabalho voluntário

Asilos de pessoas idosas. …Hospitais. …Abrigos de animais. …Ajuda a pessoas e famílias necessitadas. …Abrigos de crianças e adolescentes. … Explicações a estudantes do ensino básico… Serviço de bombeiro. …Projetos sociais.

  • Como escolher o meu voluntariado?

Para fazer um trabalho voluntário, o primeiro passo é identificar qual é a área em que tem mais afinidade ou onde gostaria de fazer a diferença. Em seguida, na plataforma on-line inscreva-se preenchendo o formulário disponível. Em breve será contactado pelo responsável da área que escolheu. Em alguns serviços que exigem maior responsabilidade, é necessário fazer uma entrevista com o responsável.

  • Posso fazer voluntariado mesmo não sendo bolseiro?

Se ainda não fazes parte deste movimento, que tal começar agora? As pequenas ações transformam o mundo.

Junta-te a esta causa!

 

Outros locais de voluntariado

As listas que apresentamos são apenas exemplificativas, não são exaustivas e não têm qualquer ligação com o Técnico ou o NDA, pelo que não nos responsabilizamos  pelas suas atividades ou atuações. Atenção: Os bolseiros têm de solicitar que lhes seja emitida declaração comprovativa do voluntariado prestado.

close navigation
close Search